"Olha terapeuta, o meu mais novo não vai hoje à terapia porque tem a operação marcada e vai fazer exames...Não sei se lhe cheguei a dizer, ele vai ser operado às mamígdalas!"
Eu: Então R., a tua irmã já está melhor? R. (19 anos): Não, vai ter de tirar as "camilas"! (amígdalas) Passado um dia... Eu: Então vamos dizer uma frase com a palavra "régua". Atenção ao som do leão que tu já sabes dizer muito bem... D. (7 anos): A régua é minha amiga! Eu: A régua é tua amiga?? Mas a régua não fala, não brinca...como pode ser tua amiga? D. (indignada): Tu não és amiga dos animais? Eu: Eu?? Sou, mas porque... D.: A RÉGUA É A MARIDA DO CAVALO!!
Numa explicação muito simples, podemos dizer que o processo de produção de voz começa com o ar que entra pelo nariz ou pela boca. Quando soltamos o ar, ele sai dos pulmões, e ao passar pela laringe, faz as pregas vocais vibrarem. É a voz! Quando este som chega à boca, as palavras são articuladas de acordo com os diferentes movimentos que fazemos. Então e o que podemos fazer para que a nossa voz esteja sempre saudável? Devemos beber cerca de 7 a 8 copos de água por dia, à temperatura ambiente. Se não bebermos a garganta fica seca e cansada, há que hidratá-la; Devemos falar sem gritar; Devemos dormir bem, o descanso é muito importante para que a voz seja adequada (vêem, agora já há desculpas para dormir mais ;). E o que devemos evitar? Entre outras coisas, devemos evitar sussurrar e imitar vozes, porque representa um esforço acrescido para as pregas vocais. Pelo mesmo motivo, também não devemos falar muito depressa e durante muito tempo, nem falar ao mesmo tempo que faz...
Eu: S., estás quase de férias! S. (7 anos): Eu??? Tens a certeza? Eu: Sim...então, está quase a chegar a Páscoa! Só tens aulas até terça-feira! S.: Ui! A sério?? Eu não sabia! (e fica eléctrico!!) Eu: A sério! Então a tua professora não te disse? S.: Hum...não...ela é mula, nunca conta nada a ninguém!
Comentários